domingo, 18 de abril de 2010

Arte Bizantina

Na representação acima, vemos o padre realizando um batismo, e os demais fiéis em volta, aguardando para serem " santificados ", na imagem observamos imperadores, e alguns anjos, que são significativos para a cultura bizantina, já que são ícones dessa arte, essa arte volta-se principalmente para a religião.

Na imagem acima, vemos a Igreja se Santa Sofia, e como na arte bizantina, é planeada sobre uma base circular, octogonal ou quadrada rematada por diversas cúpulas, que deram origem a edif´cios grandes e decorados. Anteriormente as igrejas eram sustentadas por colunas, onde haviam capitéis trabalhados e decorados com revestimento de ouro.

O Mosaico é outra forma de representação de imagens na arte bizantina, a principal característica é o seu envolvimento com a religião, na imagem vemos que Jesus Cristo, é representado em mosaico, e as cores também chamam a atenção na imagem em si, o mosaico não é destinado somente a decorar as paredes e abóbadas, serve também de fonte de instrução e guia espiritual aos fiéis, mostrando-lhes cenas da vida de Cristo, dos profetas e dos vários imperadores. No mosaico bizantino as pessoas são representadas de frente e verticalizadas para criar certa espiritualidade, a perspectiva e o volume são ignorados e o dourado é utilizado em abundância, pela sua associação a um dos maiores bens materiais que é o ouro.

A imagem acima, é uma representação da Virgem Maria com o Menino Jesus no colo, e do lado esquerdo e direito um homem e uma mulher os servindo, as cores utilizadas, destacam o foco para a Virgem e o Menino Jesus, podemos observar características da arte bizantina no alongamento do rosto, na utilização das cores e no tema que é religioso.

A imagem acima Representa a Virgem Maria com o Menino Jesus nos braços, encostado em seu rosto,e ela o acariciando. É também conhecida como "Madona amorosa", ou do doce amor, pois a imagem representa uma cena de bastante afeto, ou carinho entre mãe e filho. O artista introduziu a arte bizantina no alongamento da figura representada e também nas cores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário